Instituto Pensar - Dino e Freixo se filiam ao PSB pela luta contra o bolsonarismo

Dino e Freixo se filiam ao PSB pela luta contra o bolsonarismo

por: Ana Paula Siqueira


Nesta terça-feira (22), o Partido Socialista Brasileiro (PSB) recebe oficialmente em seus quadros dois importantes políticos brasileiros: o governador do maranhão, Flávio Dino, e o deputado federal e líder da Minoria, Marcelo Freixo (RJ). O objetivo é construir uma ampla frente democrática capaz de derrotar o bolsonarismo e garantir a democracia no país. O ato será às 11 horas e vai ser transmitido pelas redes do PSB Nacional, do Socialismo Criativo e do presidente Carlos Siqueira.

Este novo momento vem para fortalecer e se somar aos valores humanistas, libertários e democráticos que fazem parte da história do PSB, que acredita que a união da centro-esquerda é a saída para vencer o retrocesso.

Flavio Dino é um dos principais articuladores de uma frente ampla para a Presidência na próxima eleição, em torno da candidatura do ex-presidente Lula. Ele anunciou sua desfiliação do PCdoB no último dia 17. Inicialmente ele vai concorrer ao Senado, mas também é um dos nomes cotados para vice na chapa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições do próximo ano.

Ao fazer o anúncio, por redes sociais, o governador ressaltou que as diferenças entre ele e o PCdoB são de caráter estratégico e menos relevantes que o papel histórico do partido no país.

Agradeço ao PCdoB a acolhida fraterna nesses 15 anos de militância. Diferenças que hoje temos, de estratégia e tática políticas, são menos importantes do que o meu reconhecimento ao papel histórico do partido na defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil

? Flávio Dino \"??\" (@FlavioDino) June 17, 2021

Professor de direito e ex-juiz, o governador ficou 15 anos no PCdoB e foi eleito deputado federal, governador e se reelegeu no cargo filiado à legenda. Dino era um dos principais defensores da fusão do PCdoB ao PSB para driblar a cláusula de barreira. Diante da resistência do comando do partido em se fundir, decidiu migrar para o PSB com vistas a 2022.

A luta antifascista do PSB

Para Marcelo Freixo, apenas uma ampla frente democrática será capaz de derrotar o bolsonarismo nas eleições do próximo ano ? no Rio de Janeiro e no Brasil. Na avaliação dele, o PSB tem todas as credenciais para fazer a ponte capaz de unir os diversos setores políticos ? progressistas e de centro -, em prol da luta contra a barbárie.

Ele ingressa non partido como pré-candidato ao governo do Rio. Ele destacou que a filiação em conjunto com Flavio Dino representa a construção de uma frente em defesa da vida.

Amanhã, 11h, eu e o governador @FlavioDino vamos nos filiar ao PSB num ato em Brasília. Vamos juntos contribuir com a construção de mais uma frente de defesa da vida, dos direitos do nosso povo e da democracia brasileira. Vamos derrotar o bolsonarismo! pic.twitter.com/mmGBudfj50

? Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) June 21, 2021

Freixo ficou 16 anos no Psol e, quando confirmou sua desfiliação para ingressar no PSB, destacou a importância das lutas e vitórias conquistadas, e das relações políticas e pessoais construídas ao longo dos anos. Disse ainda que pretende trazer o Psol para caminhar junto na nova trilha.

Professor de história, o parlamentar foi eleito deputado estadual três vezes. O seu primeiro mandato, que começou em 2007, foi marcado pela CPI das Milícias, um marco na luta contra o crime organizado. Foi eleito deputado federal em 2018.

União para derrotar a extrema-direita

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, disse ao Brasil de Fato que a ida de Freixo tem por objetivo derrotar a extrema-direita fluminense.

"O ingresso do deputado Freixo no PSB é importantíssimo e o partido comprou a ideia de ele ser candidato a governador no Rio de Janeiro. Ele terá todo o nosso apoio para resgatar o estado da milícia e do crime organizado. Para isso, vamos nos esforçar em realizar uma grande frente, porque ela é necessária para derrotarmos o bolsonarismo.?
Carlos Siqueira

O dirigente socialista confirmou que Freixo e o deputado federal Alessandro Molon (PSB) são pré-candidatos ao governo fluminense e ao Senado, que em 2022 terá apenas uma vaga por estado.

O coordenador do site Socialismo Criativo e membro do Diretório Nacional do Partido, o ex-deputado constituinte Domingos Leonelli, avalia que a vitória de Freixo representará "uma vitória nacional da democracia contra o fascismo?.

"Siqueira, Molon e Freixo estão realizando, assim, o primeiro lance desse grande xadrez da política brasileira para 2022. Se a esquerda (PCdoB, PT, PSOL ,PDT, Rede, PV ) e o que se poderia chamar de centro no Rio de Janeiro conseguirem se unir, como o próprio ex-presidente Lula deseja, teremos uma real possibilidade de vitória contra o genocida presidente e suas milícias.?
Domingos Leonelli



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: